segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tarefas sobre o Texto de Micolli(2007)

A partir da leitura do artigo de Micolli (2007), responda às perguntas abaixo:

1) No artigo, Micolli (2007) categoriza em 5 subcategorias as experiências dos professores participantes do projeto de formação continuada. Quais são essas experiências e, na sua opinião, qual a opinião da autora sobre essas subcategorias?

2) Em que medida o artigo da autora apresenta soluções aos problemas descritos? Exemplifique.

3) Você concorda ou discorda com a afirmação da autora?

" (..) o desinteresse de um estudante,que frustra um professor, pode estar relacionado à não valorizaçao da LI pela instituição de ensino ou pela família desse aluno ou às politicas governamentais que não são acompanhadas por medidas que as valorizagem e se tornam um desafio a mais par ao professor. Dessa forma, fica visivel,qu e o ensino de LI não acontece em um vácuo contextual; ao contrário, o ensino é fortemente marcado pelo apoio da sociedade e da instituição. Assim, o ensino de LI em sala de aula só pode ser compreendido como uma complementação entre as experiências indiretas que influenciam as decisões em relação às atividades que irá implementar para seus alunos. As experiências pedagógicas se caracterizam a partir da determinação de uma abordagem de ensino que vem companhada de uma material didático para o desenvolvimento de uma ou mais habilidades no uso da língua inglesa,, em que as novas tecnologias e a avaliação da aprendzagem são uma preocupação comun aos professores" (MICOLLI, 2007, p.82)

Um comentário:

Daiane A Kummer disse...

RESPOSTAS por Daiane Aline Kummer

1. Tipos de experiências
 Diretas: estão relacionadas às atividades propostas pelo professor, e originadas na sala de aula. Micolli destaca 3 diferentes categorias:
-pedagógicas: “relatos de decisões sobre o ensino de língua inglesa em sala de aula”.
-socias: relacionadas a interação dos alunos.
-afetivas: relacionadas a sentimentos que surgem no professor e aluno.

 Indiretas: são as experiências externas que influenciam a sala de aula. Existem duas categorias de experiências indiretas:
-contextuais: experiências relacionadas ao papel na sociedade do professor e instituição em que leciona.
-conceptuais: experiências relacionadas às crenças e experiências anteriores do professor como estudante. “As experiências conceptuais influenciam as decisões pedagógicas do professor.” (p. 52)

A subdivisão das categorias é uma proposta da autora em busca de problematizar o que essas experiências realmente significam e assim, analisar o que elas podem ajudar na busca de um melhor ensino e aprendizagem de língua Inglesa, assim como em pesquisad de lingüística aplicada.


2. Micolli apresenta experiências anteriores de professores e suas subdivisões relacionadas ao ensino aprendizagem de língua inglesa. Ela não propõe exatamente uma solução, mas sim, uma discussão dessas experiências e ainda suas implicações no ensino aprendizagem de língua inglesa. Sengundo Micolli, algumas das experiências relatadas são “desafios” ao professor, no entanto “o ensino de LI em sala de aula só pode ser compreendido como uma complementação entre as experiências indiretas que influenciam as decisões do professor antes de entrar em sala e as experiências diretas que acontecem na sala de aula a partir de suas decisões em relação às atividades que irá implementar para seus alunos” (p. 82).


3. Concordo com a afirmação da autora. Nem todos os alunos chegam motivados a uma aula de língua inglesa, alguns estão na sala só por obrigação da escola, outros precisam, mas não gostam, outros realmente querem e gostam e são motivados por isso, ou seja, o contexto de cada aluno influencia na sala de aula de língua inglesa. Para uma melhor motivação dos alunos, é o professor que tem q tomar uma iniciativa e tentar melhorar a visão que os alunos têm da língua. É nesse momento que todas as experiências anteriores do professor irão ajudá-lo a escolher a melhor abordagem em sala de aula para uma melhor motivação dos alunos.