quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Tarefas sobre o texto de Miccoli

Questão 1: A autora primeiramente estabelece 2 categorias e, a partir delas, as 6 subcategorias:

1. Experiências diretas: têm origem na sala de aula, sendo de natureza pedagógica, social e afetiva:
a. experiências pedagógicas: decisões sobre o ensino de Língua Inglesa em sala de aula.
b. experiências sociais: descrições sobre a interação com estudantes em sala de aula.
c. experiências afetivas: referências de sentimentos de professores e estudantes que afloram em sala de aula.

2. Experiências indiretas: têm origem fora da sala de aula, influenciam o que nela acontece e são compostas pelas categorias de experiências contextuais e conceptuais:
a. experiências contextuais: relatos do papel da Língua Inglesa na sociedade, sobre a instituição onde o professor leciona, ou sobre a particularidade da sua sala de aula.
b. experiências conceptuais: referências dos professores a crenças ou teorias oriundas de sua prática, formação, ou de sua experiência como ex-estudantes.

A autora acredita que o conjunto de experiências relatadas e sua categorização é preliminar mas aponta para a necessidade de se ampliar a base de experiências, reconhecer o desafio que a realidade da situação de ensino de LI representa para os professores e contribuir para sua superação.

Questão 2: A autora não propõe uma solução pré-estabelecida, e sim um debate sobre as experiências relatadas e suas implicações no Ensino de LI. Propõe também que seja feito um reconhecimento dos desafios de cada situação para então se debater o caso e encontrar formas de superação do mesmo.

Questão 3: Concordo com a afirmação da autora. O desinteresse de um aluno está relacionado a vários fatores que impedem que a aula de LI seja significativa para ele, e cabe ao professor complementar o ensino através de decisões pedagógicas que levem em consideração as experiências indiretas.

Nenhum comentário: