segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tarefa sobre o texto de Micolli (2007)

Respostas às perguntas sobre o texto de Micolli (2007)

1) Micolli divide em 2 categorias as experiências dos professores: diretas e indiretas; e, a partir delas, 5 subcategorias:

A. Experiências diretas: se originam em sala de aula, sendo de natureza pedagógica, social e afetiva.
  1. experiências pedagógicas: decisões tomadas pelos professores sobre o ensino de Língua Inglesa em sala de aula.
  2. experiências sociais: descrições sobre a interação aluno-professor em sala de aula.
  3. experiências afetivas: referências de sentimentos de professores e alunos que influenciam o comportameto em sala de aula.

B. Experiências indiretas: têm origem fora da sala de aula, influenciam o que nela acontece e podem ser subdivididas em experiências contextuais e conceptuais:
  1. experiências contextuais: relatos do papel da Língua Inglesa na sociedade, sobre a instituição onde o professor leciona, ou sobre a particularidade da sua sala de aula.
  2. experiências conceptuais: referências dos professores a crenças ou teorias oriundas de sua prática, formação, ou de sua experiência como ex-estudantes.
A autora chama a atenção para a necessidade de se estudar mais o que realmente acontece em sala de aula para assim poder refletir a respeito de pontos a serem mudados além de proporcionar um maior reconhecimento para o ensino de Língua Inglesa.

2) Micolli não procura responder à todas as dúvidas ou resolver todos os problemas enfrentado em sala da aula, mas ela propõe uma alternativa para refelxão sobre relatos de experiências e assim poder entender melhor como se dá o processo de ensino de Língua Inglesa. Através dessas reflexões sobre os desafios em sala de aula é possível encontrar maneiras de enfrentar e superar desafios.

3) Concordo com a afirmação da autora, pois é também responsabilidade da escola e principalmente do professor de ter em mente não só o conceito de linguagem que ele usa para ensinar mas também o conceito de Língua Estrangeira adotado. A falta de interesse dos alunos surge a partir da falta de interesse do professor e da escola e considerar as experiências indiretas de cada um é um primeiro passo para tentar solucionar essas dificuldades.

Nenhum comentário: