quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Respostas das atividades propostas para o texto de MICCOLI(2007)

1. No artigo, a autora menciona que existem duas categorias de experiências de professores: diretas e indiretas. As experiências diretas originam-se na sala de aula, através das atividades propostas pelo professor de língua inglesa. Este tipo de experiência é dividido em três subcategorias:
a) de natureza PEDAGÓGICA- onde relatos de decisões sobre o ensino de língua inglesa em sala de aula são incluídos. Estes relatos englobam questões como, por exemplo, abordagem no ensino de inglês em sala de aula, material didático, dificuldades na integração das quatro habilidades, uso de novas tecnologias e a avaliação da aprendizagem;
b) de natureza SOCIAL- descrevem a interação com os estudantes em sala de aula. Esses relatos enfatizam, principalmente, questões como o papel do professor, o estudante de língua inglesa, a interação com os estudantes e a indisciplina na sala de aula;
c) de natureza AFETIVA- estes relatos fazem referências ao lado afetivo no exercício profissional. Experiências de motivação, interesse, esforço e de frustração são englobadas neste tipo de relato.

As experiências indiretas originam-se fora do âmbito da sala de aula,mas influenciam o que ocorre dentro deste contexto. Estes se dividem em duas subcategorias:
a) CONTEXTUAIS- Os relatos deste tipo de experiência referem-se ao quanto o meio em que o professor leciona pode influenciar as ações do professor. No nível macro dos relatos contextuais, experiências institucionais e extra-institucionais são incluídas. No nível micro, questões como turmas grandes, turmas heterogêneas e o tempo são apresentadas;
b) CONCEPTUAIS- há referência às crenças expressas como Teoria da prática sobre o ensino de língua inglesa em sala de aula. As principais crenças são a impossibilidade do ensino comunicativo em sala de aula, maior motivação dos alunos iniciantes e a crença que alunos com um maior nível de proficiência devem ser separados.

Segundo a autora, a categorização das experiências de professores de língua inglesa consiste em uma tentativa de uma melhor compreensão dos desafios envolvidos no ensino de língua estrangeira nas salas de aula das instituições escolares, públicas ou particulares. Através dessa compreensão, os professores têm mais capacidade para superar os desafios.

2. Ao longo do artigo, Miccoli(2007) não apresenta soluções para os problemas descritos, mas sugere que haja uma reflexão sobre estes para que o processo de ensino de língua inglesa seja melhor compreendido, mais valorizado. Nas palavras da autora, “há que se pensar no ensino como uma atividade educacional com possibilidade de vir a mudar o que parece imutável” (p. 72).

3. Concordo com a afirmação da autora, o desinteresse de um aluno pode estar associado não somente aos fatores internos da sala de aula, mas também aos fatores externos. Em uma
instituição escolar que não valoriza a língua estrangeira ou onde o trabalho do professor de língua estrangeira é visto com menosprezo pelos colegas, o professor da LE/LI sente-se desanimado. Este desânimo, por sua vez, se manifesta nas atitudes do professor e é sentido pelos alunos.

Nenhum comentário: